“Meus medos na escola: trabalhando sentimentos e autoestima.”

Nome da Ação/Projeto:  Meus medos na escola: trabalhando sentimentos e autoestima

Segmento:  SOE – Infantil e Anos Iniciais

O quê: Sentimentos e autoestima na escola

Quando: 16 a 20 de Maio de 2022

Onde: Salas de aula

Como: Contação da história: “o menino que tinha medo”; roda de conversa; construção do mapa dos medos da turma e debate de soluções para todos os medos.

Por quê: Para ajudar os alunos a recuperarem a autoestima e a enfrentarem os medos na escola: medo de provas, de não tirar notas boas, de repetir o ano, de não conseguir aprender o que precisa etc.

Esse “medo do desempenho” nas atividades escolares pode aparecer durante toda a vida escolar. Na maioria das crianças esse sentimento é até saudável, mas há grupos ou alunos onde o nível de nervosismo, ansiedade podem passar do limite que consideramos normal. Se não trabalhado pelos educadores e pais, esse medo pode levar a sérios problemas como o baixo rendimento, ausência de socialização com colegas e até baixa autoestima, podendo chegar ao extremo da repetência ou mesmo da “Fobia Escolar” (o medo da escola ou o medo de ir à escola). O objetivo da ação é ajudar os alunos a superar esse sentimento, partilhando com os colegas e professores sobre seus medos e buscando juntos, estratégias e soluções para cada um deles.