Circular nº 02/2020/CSCJ

Circular nº 02/2020/CSCJ

Porto Nacional, 27 de abril de 2020

Caras famílias,

É com muito entusiasmo e confiança que iniciaremos nossas atividades em regime não presencial através da plataforma Google For Education, uma solução inovadora que tornará o aprendizado do Colégio Sagrado Coração de Jesus, nesse período de pandemia, mais produtivo, divertido, colaborativo e disponível em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Para o acesso e ativação da sala de aula virtual, os alunos receberão hoje, 27/04, no e-mail dos responsáveis, informado no ato da matrícula, uma chave de acesso à plataforma. Importante:  a ativação da conta deve ser realizada a partir de agora, afinal, amanhã 28/04, já teremos aulas. Caso não encontre o e-mail na caixa de entrada verificar o Spam.

O acesso é muito seguro e conta com facilidade, simplicidade e mobilidade, e será realizado através de um e-mail institucional criado por nossa equipe, especialmente para cada aluno, obedecendo a lei geral de segurança de dados. Ao aluno estarão disponíveis aplicativos como Classroom, Drive e Hangouts (bate-papo) entre outros.

As aulas acontecerão de acordo com horário específico, que será disponibilizado pela coordenação de cada segmento, no site oficial do Colégio, para ajudar na organização das tarefas diárias, obedecendo a uma dinâmica própria e respeitando as especificidades de acordo com a idade dos alunos.

Os professores de sua turma/disciplina estarão disponíveis nas salas de aulas – Classroom a partir do horário disponibilizado pelo Colégio e os alunos deverão acessar com auxílio ou não dos responsáveis e participar das aulas. Caso necessite poderá solicitar apoio das coordenações. As aulas acontecerão de maneira interativa e os estudantes poderão tirar dúvidas e realizar tarefas, devolvê-las ao professor, realizar atividades avaliativas, rever as aulas que ficarão gravadas, entre outras facilidades.

A Educação Infantil respeitará o tempo de exposição dos alunos à tecnologia e trabalhará as habilidades, com as crianças, de maneira lúdica e descontraída, conforme exige a Base Nacional Comum Curricular.

Para efeito legal, de acordo com o que orienta a Resolução CEE/TO n° 105, o Colégio realizará o registro da frequência dos alunos, bem como da carga horária das aulas computadas através de relatórios gerados pela própria plataforma, por essa razão todos os alunos devem estar conectados e realizando as atividades propostas.

Orientamos para a realização das aulas e atividades no turno em que o aluno frequenta as aulas normalmente, ou seja, quem estuda de manhã terá aulas de manhã, quem estuda a tarde terá aulas a tarde. Para os alunos a partir da 1ª série do Ensino Médio, observar os horários do contraturno. Isso manterá o ritmo dos estudantes e fortalecerá a rotina.Os alunos contarão também com as vídeos aulas da plataforma SAS, que reforçarão as aulas de maneira assíncrona. As dúvidas sobre o acesso ao portal SAS poderão ser esclarecidas através do e-mail [email protected] onde as famílias poderão receber o suporte necessário.

Como medida de facilitar o acesso e a utilização da plataforma Google For Education, as famílias contarão com o apoio de uma equipe de suporte, para atendimento e orientação através dos números: 3363 – 9350 (provisoriamente), das 7h às 18h a partir do dia 28/04.

É importante ressaltar que o Colégio Sagrado realizou uma pesquisa com as famílias sobre as condições de acesso às aulas não presenciais, e utilizará os dados como base para o alinhamento das ações de modo que todos os alunos, sem exceção, sejam alcançados por esse novo método. Todos os casos e situações receberão a atenção devida.

Nossos professores passaram, nos últimos dias, por um processo de formação e treinamento, uma espécie de imersão e estão preparados para lidar com esse novo cenário que é a educação não presencial.

Essa será uma semana desafiadora e sem dúvida nos mostrará qual o melhor caminho a seguir, por essa razão contamos com o apoio dos senhores no sentido de buscarmos juntos medidas que melhor se adequem à nossa realidade, sempre nos colocando do lado do time de soluções.

Reforçamos nosso empenho para garantir uma educação de qualidade compreendendo que, com pequenos passos e fazendo uma coisa de cada vez, quando menos esperarmos estaremos alcançando resultados significativos, que façam as engrenagens do Colégio Sagrado Coração de Jesus girarem na perspectiva de que dias melhores virão e os desafios enfrentados por nós, comunidade escolar, se transformem em uma colheita de bons frutos, mantendo a sementeira de luz que somos, acesa e perene em nosso meio. Somos todos Sagrado. Não desistiremos da Educação e do seu poder transformador!

Cabe destacar a importância de mantermos o isolamento social e as orientações do Ministério da Saúde, como medidas eficazes na redução dos riscos de contágio e de disseminação da COVID-19.

Atenciosamente,

Profª. Domingas da Conceição Ferreira de Oliveira

Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós!

* Para ler o documento oficial, baixar aqui.