Aluna do Colégio Sagrado Coração de Jesus participará de Paralimpíadas Escolares 2021

A aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, Maria Eduarda Ribeiro dos Santos, estudante com deficiência do Colégio Sagrado Coração de Jesus, participará das Paralimpíadas Escolares 2021, na modalidade de badminton. O evento acontecerá de 22 a 27 de novembro, em São Paulo.

As Paralimpíadas Escolares é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Com o apoio do professor de Educação Física do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Adaziel Teixeira Medrado a aluna passou na seletiva estadual promovida pela Secretaria de Educação Juventude e Esporte do Estado do Tocantins.

A história de Maria Eduarda nos inspira. A aluna sempre se destacou nas atividades escolares pela proatividade, disponibilidade e comprometimento, apesar de suas limitações acarretadas pela paralisia cerebral.

Para a professora Delzimar do Nascimento Guimarães, Maria Eduarda é dedicada, responsável e com muita vontade de aprender. Aluna participativa, alegre que sempre se envolve de maneira muito comprometida com as atividades propostas. Fala partilhada pelo professor Adasiel que percebeu na aluna, no seu esforço e interesse, um potencial para a prática de esportes como o badminton. Ao longo d os treinos nas aulas de Educação Física, ficou evidente a ótima evolução de Maria Eduarda no esporte. Esta é a primeira experiência com alunos com deficiência, no badminton em Porto Nacional.

Em função da pandemia, e consequentemente da suspensão das aulas no espaço escolar no ano de 2020, o professor inscreveu Maria Eduarda no Projeto da COMSAÚDE, uma Organização não-governamental, filantrópica, que atua através de quatro Setores: Saúde, Educação, Comunicação e Cultura e Desenvolvimento Comunitário em Porto Nacional, para que a aluna pudesse dar continuidade aos treinos.  Além disso, o professor contou com a parceria da Academia Fitiness, que concedeu gratuitamente, um horário para que a aluna realizasse aulas e melhorasse sua resistência física, influenciando positivamente nos treinos de badminton. Em 2021 com a retomada das aulas presenciais, os treinos da Maria Eduarda foram retomados no Colégio.

Para a Diretora do Colégio Domingas da Conceição todo o esforço e dedicação de Maria Eduarda, aliados à sua alegria e partilha de vida, nos impele a ir mais longe, em vencer barreiras, em acreditar em nós mesmos e que somos capazes de nos reinventar a cada dia sendo protagonistas de nossa própria história. Lições que se aplicam a todos no ambiente escolar, um lugar de construção, de partilha e sobretudo de acolhimento e amorosidade. Reconhecemos também toda a dedicação do professor Adasiel pela sensibilidade em reconhecer o potencial de Maria Eduarda e dar asas aos seus sonhos, pontuou.

 

 

Badminton

Desde o ano de 2015 o professor Adasiel realiza um projeto com o badminton, trabalho pioneiro com crianças e adolescentes em Porto Nacional, no Centro da Criança Drª Eloisa Lotufo Manzano, que favoreceu, dentre os esportes praticados, a participação de um maior número de crianças e adolescentes de baixa renda, por se tratar de um esporte democrático e inclusivo. O trabalho iniciou-se com 15 alunos e se expandiu para 65 crianças e adolescentes atendidos atualmente. Desde o ano de 2015 o trabalho vem dando muito certo, com conquistas nacionais, como o campeonato brasileiro escolar de badminton e participações em campeonatos escolares mundiais como o de Malta na Europa em 2016 e Índia em 2018, bem como conquistas estaduais nos Jogos Estudantis do Estado do Tocantins e outras competições escolares. Os resultados extrapolam a quadra e se aplicam à vida dos alunos. Em 2020 o trabalho estendeu-se para os alunos com deficiência, com a expectativa de que mais crianças e adolescentes sejam atendidos nos anos seguintes.    

 

Texto: Jania Rodrigues de Sousa Soares

Fotos: Arquivo Adasiel